Sendo um biocombustível de fonte de energia renovável, e pensando num mundo menos poluente, esse tipo de combustível é também importante para o movimento da sociedade. Estamos sempre esperançosos que todo o sistema se adapte às mudanças do tempo. E por que não esperar que o Biodiesel um dia se torne tão disputado quanto o Petróleo? É sim uma discussão muito complexa, porque não nos atemos apenas à economia, o assunto se expande para questões ambientais, filosóficas e por aí vai.

A esperança de que o mundo se adapte às novas tecnologias de fontes renováveis faz parte de um desejo coletivo. O Biodiesel é um produto natural e biodegradável com baixo teor poluente, produzido a partir de fontes vegetais ou animais. O Biodiesel substituiria o Petróleo? Ou o mundo conseguiria se dividir entre essas duas fontes de energia (entre outras)? Parar para pensar no bem comum, já é um grande passo.

Assim como as pessoas do mundo inteiro precisaram parar diante de uma pandemia de Covid-19, haja vista refletir no que podemos fazer para um mundo menos poluente e menos agressivo ao ambiente. Porém, além do lado bom, também vale pensar nas desvantagens do Biodiesel (sobre emissão de óxido de nitrogênio), o que gera outro ponto de discussão mais complexa. O importante mesmo é pensar que devemos estar sempre alertas e prontos para nos adaptarmos às mudanças que o universo nos propõe. Que o dia sirva para refletirmos.