Na matéria publicada no jornal Notícias do Dia, coluna Mercado, dia 8 de agosto, o que se comenta é sobre as inflações de julho deste ano, que, segundo o artigo, foi um dos meses que mais inpactou na inflação oficial registrada no IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo).

O destaque, claro, foi dado para os ajustes nos valores dos combustíveis, que vem mudando desde abril (além dos outros índices comentados). Pedro Kislanov, pesquisados do IBGE, comenta: “A gasolina continua revertendo o movimento que teve nos meses de abril e maio. Já havia subido em junho e voltou a subir em julho”.

Posicionamento do Sindópolis

Bom, que aconteceria o reajuste nos preços dos combustíveis a partir de agosto, foi alertado. Muito veio sendo publicado também sobre a nova gasolina, inclusive sobre seu “novo” valor – maior, a propósito, mas com justificativa de melhor qualidade.

Nosso papel, como Sindicato de Comércio Varejista de Combustíveis de Florianópolis é estar sempre alerta e promover a comunicação entre nossos associados e parceiros, o que estamos fazendo com muito empenho por diversos canais e plataformas. Já é assunto batido que esses reajustes independem do posicionamento do Sindópolis. A Petrobrás altera os valores de acordo com o mercado, e nós precisamos nos adaptar. E assim a economia de combustíveis se movimenta na cidade e no mundo.

Os valores dos combustíveis na Grande Florianópolis se adaptam às mudanças do mercado mundial ao qual as refinarias se ajustam. Vale lembrar do gráfico sobre a composição do preço da gasolina que já publicamos anteriormente:

Em resumo, o que o gráfico diz em porcentagens é “quanto” vai para “quem” nessa história toda. Lembrando que a Gasolina tipo A é um dos itens que compõem a formação do preço final ao consumidor. A gasolina que o consumidor compra nas bombas é a chamada Gasolina C, que é o resultado da mistura de 73% de Gasolina A e 27% de Etanol Anidro.

Continuamos nosso trabalho, e planejando novas estratégias para continuarmos cada vez mais unidos.

JUNTOS SOMOS MAIS FORTES