Na semana do dia 12, vários postos de gasolina da rede Ipiranga ficaram sem gasolina na Grande Florianópolis, devido à invasão hacker no sistema de informática, problema que não deixou a companhia fazer novos pedidos às distribuidoras.
Em entrevista ao NSC Total, nosso Vice-Presidente Joel Fernandes informou que “a equipe de tecnologia da Ultrapar desenvolveu um canal alternativo para emissão de notas e pedidos para as distribuidoras, o que permitiu que os postos voltassem a comprar e receber combustíveis vindo da base de Itajaí”, e que em breve tudo seria normalizado.
Disse ainda que “por estarem perto de bases de distribuidoras […], postos da região costumam trabalhar com estoques menores e, por isso, sentem mais diretamente efeitos de interrupções de abastecimento.
– É um prejuízo porque as vendas param, mas as despesas continuam. Tudo isso em um momento complicado por causa da pandemia”.
Alguns postos de diversos estados ainda estão com problemas e solicitam que a Ipiranga consiga autorização “enquanto o problema não é solucionado, para efetuar entregas utilizando o ‘conhecimento de transporte’ e posteriormente remeta as respectivas notas fiscais aos postos”, diz Paulo Miranda Soares, Presidente da Fecombustíveis.
Na Grande Florianópolis, sistemas e site já estão normalizados.