A Petrobras Distribuidora inaugurou em dezembro do ano passado, no Rio de Janeiro, o Posto do Futuro. O posto modelo ele reúne as mais novas tecnologias de interatividade com o consumidor, capazes de prover uma experiência customizada nas atividades de abastecimento, conveniência e outros serviços agregados ao varejo em postos de serviços. O Posto do Futuro também se destaca por uma estrutura inédita no País em eficiência energética e sustentabilidade ambiental.
Tecnologia
Ao entrar no Posto do Futuro, e mediante cadastramento prévio, o automobilista terá seu veículo identificado por câmeras dotadas de capacidades de reconhecimento e sensores RFID ligados a painéis de mídia. Isso permitirá um atendimento individualizado e ofertas como o melhor momento para realizar uma troca de óleo ou outros serviços periódicos.
Os recursos de ponta se estendem a outras áreas: Na loja de conveniência BR Mania, os clientes terão acesso a serviços interativos como jogos eletrônicos, a possibilidade de “postar” fotos em sites de mídias sociais e muito mais.
A tecnologia também está presente nos bastidores – como gerenciamento remoto e segurança digital pró-ativa, que garantirão a integridade dos sistemas inteligentes e a qualidade do atendimento digital personalizado ao consumidor. Os dados dos clientes também serão tratados de forma totalmente segura, protegidos por avançados recursos de proteção.
Sustentabilidade
O projeto do Posto do Futuro envolve modernos sistemas de eficiência energética e sustentabilidade ambiental. Entre eles, temporizadores mecânicos em torneiras, uso de água de chuva para rega, limpeza de pisos e lavagem de carros e reciclagem da água de lavagem de veículos, que podem reduzir o consumo de água do posto em 50%. O chamado “telhado branco”, o uso de iluminação zenital, de indução magnética e de leds também apontam para uma redução expressiva do consumo total de energia.
A energia solar é outra atração no Posto do Futuro, utilizada para dois propósitos: numa estação para carga de veículos elétricos e no aquecimento de água para lavagem de veículos, o que reduz o uso de produtos químicos e volume de enxágüe em até 10%. A energia eólica também está presente. Acumulada em baterias, ela alimenta as lâmpadas de leds da iluminação de emergência das entradas da pista de abastecimento.



