Tornar o ambiente de trabalho seguro e contribuir para a melhoria da saúde dos funcionários dentro do processo produtivo é a meta da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA).  A exigência de funcionários capacitados para apoiar a elaboração e implementação de políticas e programas eficazes de segurança e saúde é uma exigência do Ministério do Trabalho e Emprego e tem o objetivo de prevenir acidentes e doenças laborais.

Para os postos ficarem em dia com a legislação, o Sindópolis ofereceu gratuitamente aos associados o Curso de Cipa, entre os dias 12 e 14 de março. Com 20 horas de duração, o curso foi ministrado pelo Técnico em Segurança do Trabalho, Delmo Cherubini.

Segundo Cherubini, a Norma Regulamentadora N° 5 do MTE determina que os postos de combustíveis que possuem mais de 20 funcionários devem constituir a Comissão de CIPA, que é composta por quatro representantes: dois indicados pelo empregador e dois eleitos pelos funcionários. Já para os postos que possuem menos de 21 empregados, é obrigatória a capacitação de um funcionário através do curso com duração de 20 horas.

O curso ofereceu informações importantes sobre as maiores causas de acidentes no trabalho, a utilização de equipamentos de proteção individual; prevenção de incêndios; noções de primeiros socorros, além de disseminar a cultura de segurança do trabalho no dia-a-dia da empresa.