O Sindópolis promoveu no dia 20 de junho, no auditório da entidade, a palestra Prevenção a Fraudes e Segurança Patrimonial. Quem falou sobre o tema foi o advogado criminalista, perito criminal e grafotécnico, Arnaldo Ferreira dos Santos. O profissional também é pós-graduado em Segurança Física e Patrimonial e instrutor da FEBRABAN – Federação Brasileira de Bancos – nos cursos de prevenção de fraudes e assaltos a bancos. A palestra abordou a prevenção direcionada para o comércio varejista e apresentou dicas sobre como evitar ações de estelionatários, fraudes, golpes, roubos, extorsões e falsificações.
O palestrante Arnaldo Ferreira dos Santos possui 125 carteiras de identidade, 85 cartões de crédito, seis passaportes, carteiras profissionais, além de reais, dólares e cheques falsos. O porte desses documentos serve para demonstrar a facilidade de se obter documentos falsos no Brasil e, a conseqüente fragilidade acarretada nas empresas durante as operações de venda ou concessão de crédito. O perito possui credencial e autorização para transportar e utilizar os documentos.
Segundo o instrutor, atenção e informação são fundamentais para identificar casos suspeitos. “Deve-se pedir um documento de identificação e saber olhar todos os seus detalhes, e muitas vezes, criar um desconforto para analisar o comportamento do cliente”, declarou. Durante a palestra, Arnaldo apresentou exemplos dos documentos falsificados, mostrou como pode ser feita a identificação e também deu dicas para análise do perfil de um suspeito. “O comércio ainda é muito ingênuo no processo de identificação do cliente. Em alguns documentos há ‘pegadinhas’ até mesmo no nome, como Tim Ganey e não há percepção do atendente”, enfatizou.