A SCGÁS realizou segunda-feira (dia 15), na sede de Florianópolis, mais uma etapa do programa que oferece treinamento a frentistas de postos de distribuição de GNV (Gás Natural Veicular) e órgãos públicos. Entre os ministrantes estavam técnicos da SCGÁS, representantes das bandeiras de combustível, organismos de inspeção, Corpo de Bombeiros Militar e instaladores de kit GNV. Estarão presentes os gerentes e frentistas de todos os postos de GNV da Grande Florianópolis.

Com duração de oito horas, o treinamento explicou aos agentes que estão ligados à cadeia ao GNV, trabalhando também com segurança do produto, que é considerado ambientalmente correto. Juarez Lippi, Assessor de Segurança, Meio Ambiente e Saúde da SCGÁS, esclarece que “a ação fortalece a cadeia do GNV e elucida temas importantes de segurança, que inclui também o atendimento ao consumidor”.

O curso é uma ação do grupo de trabalho Segurança em GNV, criado pela SCGÁS em conjunto com entidades públicas e da sociedade civil. Além dos frentistas e demais funcionários de postos de abastecimento, também participarão órgãos públicos como Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, Vigilância Sanitária, Polícia Militar, Polícia Rodoviária e outros ligados ao tema.

Ronaldo Macedo Lopes, Coordenador do Setor Automotivo da companhia comemora mais uma etapa do trabalho alcançada. “Estamos fortalecendo o produto em toda Santa Catarina e mostrando que, além da vantagem econômica e ambiental, com a gestão adequada o GNV também oferece segurança aos motoristas que circulam com o combustível”, cita Lopes.

Os treinamentos são oferecidos gratuitamente nas principais cidades das regiões atendidas pela SCGÁS. Além de Florianópolis, Criciúma, Joinville e Blumenau, o curso será realizado também na cidade de Curitibanos, onde o insumo é distribuído através do GNC (gás natural comprimido).

MERCADO

Atualmente Santa Catarina possui 92.120 veículos adequados ao uso do GNV, segundo dados do Denatran. Para atendê-los, há 136 postos com GNV distribuídos pelo estado, permitindo que o motorista rode por Santa Catarina sem a necessidade de abastecer com outros combustíveis. O estado está em terceiro lugar na lista dos maiores mercados de GNV do Brasil, distribuindo cerca de 260 mil m³/dia de gás natural em abril.

Fonte: Notícias SCGÁS