A atitude de frentistas de Santos, no litoral de São Paulo, chamou atenção de um motorista da cidade. Luiz Alvaro Almeida, de 63 anos, fez questão de elogiar a postura de um funcionário que devolveu o dinheiro que havia cobrado a mais após o abastecimento do veículo dele. O dinheiro foi separado e entregue ao dono dois dias depois, dentro de um envelope. O caso foi publicado na internet e a história foi compartilhada dezenas de milhares de vezes.

Segundo o comerciante, a história começou por volta das 6h30 de sábado (26), quando ele parou em um posto no bairro Jabaquara para abastecer. Luiz Alvaro disse que pediu R$ 50 de gasolina e aguardou. Como guardou dinheiro para a viagem que faria à São Paulo, usou o cartão para fazer o pagamento no débito e não se atentou ao valor cobrado na máquina.

“Eu não conferi o valor e fui embora. Só peguei a notinha e deixei no porta-luvas do carro. Já à noite eu acessei a minha conta no banco e vi que tinha um valor de R$ 116 debitado e não lembrava de onde era. Pensei que só poderia ser no posto e achei a notinha. Guardei e resolvi passar lá na segunda-feira (28)”, conta.

Surpresa

Assim que chegou ao posto, Luiz Alvaro procurou a gerência e foi surpreendido.”Fui falar sobre o problema e a mulher que me atendeu já perguntou se a placa do meu carro tinha as iniciais que eu confirmei. Ela puxou um envelope que estava anotado a minha placa e devolveu o troco. Eram R$ 66. Em seguida, chamou o frentista que cobrou de maneira equivocada e ele me pediu desculpa”, lembra. “Eu achei bacana porque eles devem ter um controle muito bom lá”, acrescenta.

Honestidade

Embora Luiz Alvaro acredite que casos de honestidade como esse sejam obrigação do comércio, a atitude se destaca justamente pelo momento conturbado vivido pelo país. “Eu acho que é obrigação do estabelecimento fazer isso, mas nós vivemos uma seca de boas ações que temos que levar em conta esses pequenos gestos, ainda mais em um momento de caos que vivemos. Em outros países isso é comum, mas parabéns ao posto”, conclui.

Frentistas

O G1 foi até o posto e conversou com os responsáveis pela devolução da quantia, os frentistas Luiz Augusto Delfino, de 36 anos, e Jonathan Fortes da Silva, de 28 anos.

Delfino explica que a atitude faz parte dos padrões. “Fui o responsável pelo pagamento do cliente. Temos um sistema que registra os abastecimentos e o frentista que fez a operação deve ter feito alguma confusão. Logo depois do pagamento, eu notei o erro, mas o cliente já tinha deixado o posto, foi então que imprimi novamente o comprovante e deixei o dinheiro separado em um envelope”, explica.

Silva, que também cuida da parte administrativa, conta que o trabalho em equipe e a honestidade dos colegas é fundamental para solucionar casos como esse. “Não é a primeira vez que temos problemas como esse, mas não lembro de algo no qual o cliente voltou aqui dois ou três dias depois”, disse.

Placa do carro

O gerente do posto, Eduardo Lopes Ribeiro, de 52 anos, explica que a devolução é uma norma da empresa. “Existe um registro com a placa do veículo que abasteceu e realizamos um controle rigoroso. É uma norma da empresa. No entanto, também é fundamental termos funcionários honestos, como o Jonathan e o Luiz”, conta Ribeiro.

Ainda sem saber da repercussão nas redes sociais, Delfino se diz satisfeito com a atitude. “Alguns clientes vieram aqui e comentaram do caso, mas não vi nada na internet ainda. O cliente ficou assustado com a nossa atitude, de termos reservado o dinheiro. Nos dias de hoje, sei que não é comum atitudes como essa, mas fico feliz em fazer o bem”, complementa o frentista.