A cartilha Segurança no Comércio com dicas aos lojistas sobre como prevenir o crime por meio de um ambiente seguro foi lançada no último dia 2 de dezembro, no auditório da CDL de Florianópolis, e contou com a presença do Secretário de Estado da Segurança Pública, César Augusto Grubba. O manual foi desenvolvido a partir de um questionário aplicado na região central para detectar a sensação de segurança da população.

São 20 páginas com dicas ilustradas e um checklist para o comerciante avaliar a segurança do seu estabelecimento. O documento ajudará a estabelecer o diagnóstico com sugestões de pontos que deverão ser melhorados ou reforçados. Para facilitar, as orientações foram divididas em ambientes externo e interno da loja como vigilância, ambiente, controle de acesso e vizinhança solidária.

O secretário César Augusto Grubba, explica que grande parte dos crimes que assolam o comércio são situações que poderiam ser evitadas. “Muitas vezes, trata-se da adoção de um comportamento diferenciado, mais consciente sobre os direitos e deveres enquanto cidadãos, como estabelecer a vigilância solidária, em que os comerciantes se ajudam mutuamente, na proteção de seus ambientes de trabalho”.

O projeto é uma realização do Conseg do Centro de Florianópolis, da Polícia Comunitária, da Polícia Civil, da Polícia Militar, Guarda Municipal, com subsídio da Secretaria de Segurança Pública e apoio da CDL da capital.

Clique aqui para baixar o arquivo Cartilha Cidadã – Segurança no Comércio