A Polícia Civil interditou cinco postos de combustíveis e uma casa noturna de Florianópolis, na operação Abastecimento Seguro, entre quarta-feira (3) e quinta (4). Os estabelecimentos já haviam sido notificados, mas não apresentaram o alvará de regularização de questões como segurança do local.
Segundo a delegada que comandou a operação, Michele Correa, responsável pela gerência de jogos e diversões da Polícia Civil, entre o final de abril e o início de maio foi feito um levantamento em que 121 postos foram advertidos por irregularidades. Desse total, apenas 49 se regularizaram até agora.
“Florianópolis está há muito tempo com postos com situação irregular, mais da metade está sem alvará. A operação só vai acabar no momento em que os 121 postos estiverem com alvará”, disse a delegada. Os postos de gasolina fechados ficam localizados nos bairros de Santa Mônica, Jurerê, Ingleses e SC-401. A casa noturna, no Rio Tavares, também havia sido notificada previamente, após reclamações de perturbação por não possuir isolamento acústico.
Operação continua
Correa afirmou que a operação Abastecimento Seguro continua na próxima semana e até que todos os postos apresentem alvará. “Para abrir um estabelecimento comercial, é preciso ter alvará, ainda mais um posto de combustível, que possui produtos inflamáveis. As pessoas precisam ter ciência disso e dar segurança ao consumidor”, ressaltou.
De acordo com a delegada, todos os locais continuam fechados, mas a documentação para reabertura é concedida em um ou dois dias após a regularização. Entre os principais motivos da interdição estão questões como segurança, já que esses postos possuem lojas de conveniências com funcionamento 24 horas e intensa circulação de pessoas. Segundo ela, nos locais ainda havia problemas como a colocação de mesas muito próximas às bombas de gasolina.