O consumo de gasolina no Brasil crescerá 5% em 2013 na comparação com o ano passado, segundo estimativa do analista de comercialização e logística da Petrobras, Paschoal Falconi Júnior. Segundo ele, esse crescimento ocorrerá em razão das vendas de automóveis no país, incentivadas pelo governo por meio da redução de impostos.

“O aumento da renda da população e do acesso ao crédito estão elevando as vendas de carro no país e, consequentemente, aumentando a demanda por gasolina”, disse Falconi Júnior, durante palestra no 9º Fórum de Debates sobre Qualidade e Uso de Combustíveis, promovido pelo Instituto Brasileiro de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (IBP).

Entretanto, se confirmada a estimativa, o ritmo de crescimento do consumo de gasolina no país diminuirá neste ano, uma vez que em 2012 o volume de vendas do combustível subiu 12% em relação a 2011.

Entre 2012 e 2013, o consumo de diesel também deverá desacelerar, segundo as projeções apresentadas pelo analista. Ele estima que o consumo do diesel avance 5% em 2013, depois de subir 6,5% no ano passado.

“O consumo de diesel costuma acompanhar o ritmo de expansão do PIB (Produto Interno Bruto). Estimamos que o crescimento do consumo de diesel este ano será um pouco superior ao do crescimento do Produto Interno”, afirmou ele.

Na avaliação de Falconi Júnior, o crescimento das compras de diesel esse ano está relacionado à expansão do PIB, e à demanda pelo combustível por parte das usinas térmicas.

“O baixo nível dos reservatórios de água no início do ano fez o ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico) solicitar que as térmicas a diesel fossem ligadas. Isso fez com que a demanda por diesel aumentasse”, disse.