Enquanto o varejo nacional registrou retração de 4,3% em 2015, o número de lojas de conveniência das associadas ao Sindicom cresceu 10,2% em relação ao ano anterior. Esse é um dos destaques da edição 2016 do anuário “Combustíveis, Lubrificantes & Lojas de Conveniência”. Lançado em junho, a publicação traz os principais dados referentes aos três setores.
Única publicação no país que apresenta os dados da conveniência, o anuário mostra que o aumento expressivo no número de lojas trouxe também um resultado positivo no faturamento, que cresceu 13,1%. Já o share de participação dos estabelecimentos com bandeiras das associadas passou de 41%, em 2011, para 60%, em 2015, com um total de 4.409 lojas – 408 a mais que em 2014.
O segmento de distribuição de combustíveis, por outro lado, registrou queda de 3,5% em relação a 2014, refletindo a retração do Produto Interno Bruto (PIB). Em 2015, as associadas comercializaram 101,1 bilhões de litros de combustíveis, com destaque para as vendas de etanol hidratado, que tiveram expansão recorde de 39,2%, alcançando 11,1 bilhões de litros.
O anuário traz, ainda, uma pesquisa elaborada pela Nielsen sobre o perfil de consumo nas lojas de conveniência, focando o comportamento do consumidor sob o ponto de vista da operação das lojas e de sua produtividade, ressaltando a importância do uso de indicadores para otimizar os resultados das lojas. Faça o download da publicação aqui