O Diesel S10 será comercializado a partir de janeiro de 2013 e substituirá o S50

Vendido a partir do inicio de janeiro, o diesel S10 substitui o já conhecido diesel S50. Quem já comercializava o S50, precisa apenas substituir esse produto pelo novo diesel. Aqueles que não vendiam o diesel menos poluente e pretendem comercializá-lo devem segregar um tanque, uma bomba e um sistema de filtragem, além de realizar uma cuidadosa limpeza antes de receber o produto.

O QUE É O S10?

O “S” vem de enxofre e o número 10 sinaliza a quantidade desse elemento no combustível. Ou seja, o novo diesel contém 10 partes por milhão de enxofre, uma mudança radical se comparado ao diesel utilizado nas regiões interioranas atualmente, o S1800, com 1.800 partes por milhão de enxofre. Trata-se de um combustível de última geração, já vendido na Europa e fundamental para reduzir a emissão veicular. Estima-se que, quando utilizado nos veículos novos, há uma redução de 10% a 15% na emissão de material particulado e NOx. O S10 garante melhor partida a frio e redução de fumaça branca, por exemplo. O novo diesel traz também benefícios relacionados à proteção do motor, com relação ao desgaste e à formação de depósito. O período de troca de lubrificantes pode ainda ser um pouco mais estendido.

 

QUANDO O S10 CHEGARÁ AOS POSTOS?

A comercialização do produto teve início em janeiro de 2013. No entanto, algumas distribuidoras  começaram a entregar o combustível já em meados de dezembro.

 

O S50 IRÁ CONTINUAR NO MERCADO?

Não. O S50 não será mais comercializado a partir de janeiro de 2013. No lugar dele, os postos irão receber S10.

 

QUAIS POSTOS VÃO COMERCIALIZAR O S10?

Todos os postos que se enquadrem nos critérios da Resolução ANP n° 62/11 são obrigados a ter uma bomba de S10. Além desses, qualquer posto pode vender o novo diesel, desde que verificada a disponibilidade do produto junto à distribuidora e feitas as devidas segregações de tanques, bombas e filtros. Não é necessário pedir uma autorização à ANP, basta apenas enviar uma atualização da Ficha Cadastral, informando que passou a comercializar o S10. A alteração deve ser comunicada à Agência no prazo de 30 dias.

 

QUEM PODE USAR?

Todos os veículos a diesel podem rodar com o S10, velhos ou novos. Entretanto, aqueles com o novo motor Euro 5 deverão abastecer somente com S10 e se o consumidor insistir, recuse a venda ou exija a assinatura de um termo de responsabilidade, no qual o proprietário do veículo reconhece que foi orientado pelo posto, mas mesmo assim quis abastecer com combustível diferente do especificado, assumindo assim qualquer ônus por eventuais defeitos apresentados pelo veículo.

 

QUAIS ALTERAÇÕES SÃO NECESSÁRIAS PARA VENDER O S10?

O S10 requer tanques, filtros e bombas segregados. Quem já se adaptou para a chegada do S50, precisa apenas substituir esse produto pelo novo diesel. Aqueles que não vendiam o S50 devem segregar um tanque, uma bomba e um sistema de filtragem, além de realizar uma cuidadosa limpeza antes de receber o produto.

 

QUAIS TIPOS DE DIESEL VÃO EXISTIR NO MERCADO EM 2013?

Além do S10, também serão comercializados o S500 (diesel metropolitano), o S1800 (diesel interiorano) e o diesel marítimo, que não contém biodiesel. A partir de 2014, no entanto, todo diesel S1800 será substituído pelo S500.

 

O QUE MUDA NO PROCESSO DE DESCARREGAMENTO?

A principal recomendação é que se descarregue primeiro o diesel de baixo teor de enxofre, evitando assim que qualquer contaminação do mangote seja transferida para o seu tanque. Em decorrência do processo para redução de enxofre, o S10 possui também uma baixa condutividade elétrica, sendo suscetível, portanto, ao acúmulo de cargas elétricas durante algumas operações, como bombeio ou filtragem. Para evitar acidentes, é fundamental o aterramento de tanques e caminhões-tanques.

 

 É PRECISO REDOBRAR OS CUIDADOS COM DRENAGEM?

Sim. A presença de água cria o ambiente perfeito para a proliferação microbiana, especialmente na presença de biodiesel (material orgânico), e abre espaço para a formação das chamadas “borras”, que entopem filtros e bicos injetores e se acumulam no fundo dos tanques. Por isso, é importante drenar diariamente os tanques. A Petrobras chama atenção para a necessidade de manter limpos os compartimentos dos bocais de abastecimentos dos tanques de armazenamento, proteger o respiro dos tanques, substituir periodicamente os elementos do filtro-prensa e drenar diariamente a água do filtro coalescedor.

Fonte: Fecombustíveis