O governo federal anunciou nesta quarta-feira (28) um aumento no percentual da mistura do biodiesel no óleo diesel de 5% para 6%, a partir de julho, e de 6% para 7%, em novembro. Atualmente, toda vez que um consumidor compra diesel no posto de combustíveis, 5% do óleo que enche os tanques é composto por biodiesel.

Segundo o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, o país deixará de importar 1,2 bilhão de litros de óleo diesel por ano com a ampliação do uso de biodiesel.

“Celebramos hoje mais um avanço no programa de uso do biodiesel com a aprovação da ampliação para 6% e 7% da adição obrigatória de biodiesel ao diesel a partir de 1º de julho e 1º de novembro, respectivamente”, disse Lobão.

A medida faz parte de mudanças promovidas no marco regulatório que autoriza o uso comercial do biodiesel no Brasil. O marco regulatório original, aprovado há nove anos, determinava que, até 2013, o país alcançasse a mistura de 5% de biodiesel no óleo diesel. Como a meta foi atingida, o governo irá definir, por meio de medida provisória, como se dará o aumento gradual para os próximos anos.

De acordo com a Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove), constituem as principais fontes para produção do biodiesel o óleo de soja (71%), sebo bovino (24%), óleo de algodão (2%) e outros materiais (2%). Até o final de abril a produção nacional totalizou 484.411 metros cúbicos.