Frota de 11 mil veículos do governo será abastecida a um preço inferior à média de mercado.

Após mudar a forma de compra, o governo do Estado economizará R$ 4.429.536,57 na aquisição de combustíveis e lubrificantes para seus veículos em 2013. A redução nos custos com estes materiais (de 16,6% nos lubrificantes e de 5,8% com gasolina/álcool/diesel) foi possível porque “o governo ampliou seu poder de barganha ao condensar o volume de combustíveis e ampliar o volume de litragem”, explica o diretor de Gestão de Materiais e Serviços da Secretaria estadual de Administração, Alexandre Tonini.

Foram realizados 37 processos licitatórios, em Florianópolis e nas secretarias regionais, entre novembro e dezembro. Com o novo modelo adotado, os vencedores vão abastecer os 11 mil veículos da frota a um preço inferior à média de mercado.

Anteriormente, os carros da Secretaria da Saúde e da Polícia Militar de uma região do Estado, por exemplo, eram abastecidos em postos distintos. A partir do próximo ano o serviço será oferecido pelo mesmo fornecedor em cada região.

Em alguns casos, exemplifica o diretor, o vencedor da licitação para fornecer gasolina não foi o mesmo que irá fornecer óleo diesel. “Com esta economicidade, o Estado deixa de gastar e poderá usar o dinheiro para cobrir outros custeios”, conclui Tonini.