Roupa de funcionário do posto após a explosão

Um mês após a explosão que matou dois frentistas em um posto de combustíveis de Vila Velha, no Espírito Santo, o laudo do Corpo de Bombeiros apontou que o acidente foi provocado porque os funcionários não tinham qualificação e fizeram a retirada do combustível de maneira errada.

O acidente aconteceu no dia 1° de março. De acordo com os bombeiros que atenderam a ocorrência na época, os funcionários tentaram retirar a gasolina de um veículo porque o motorista não tinha dinheiro para pagar pelo combustível. O carro explodiu durante o procedimento.

De acordo com o Major Carlos Wagner Borges, o laudo do Corpo de Bombeiros teve como causa ação pessoal, já que os funcionários que tentavam retirar a gasolina não tinham capacitação e realizaram o procedimento de maneira incorreta.

“Tentaram fazer o transbordo da gasolina por gravidade tendo um aparelho que podia ser um rádio ou uma televisão sob carga, ou seja, ligada na tomada. Jamais poderia ter sido feito o procedimento da forma que foi feito e no local que foi feito” afirma o major.

Além disso, a gasolina tem a capacidade de entrar em combustão facilmente, o que aumenta as chances de acidente.

Na explosão, além dos dois funcionários do posto, que morreram dias após o acidente , o motorista do veículo também ficou ferido.

O laudo com as causas do acidente em Vila Velha deve ser encaminhado na próxima semana para polícia civil que irá investigar os responsáveis.

Orientações 
Os bombeiros recomendaram que para evitar acidentes em postos de gasolina, é importante não utilizar cigarro e nem telefones no local. Para os profissionais, a orientação é que eles sejam qualificados para adotarem todos os procedimentos necessários de maneira correta.