A zona norte da cidade de São Paulo, um prédio de esquina esconde atrás de sua fachada um grande lava-rápido, com 800 metros quadrados e 28 funcionários dedicados às tarefas de limpeza, aspiração e acabamento. A produtividade é de até 36 veículos por hora, enquanto estruturas convencionais dão conta de 10 a 12 automóveis nesse tempo. Nos fins de semana, já está virando atração para as famílias. As crianças querem ver as escovas operando. Os produtos de limpeza são ecológicos e a tecnologia adotada reaproveita parte da água da lavagem, reduzindo o impacto ambiental.
Os equipamentos foram dimensionados para veículos de passeio, picapes, utilitários esportivos e vans com até 2,1 metros de altura. Uma cabine à parte faz lavagem de motocicletas. “Cada carro utiliza cerca de 50 litros de água ‘fresca’ para a lavagem. Sob a esteira por onde passam os veículos há tanques de decantação que armazenam até 20 mil litros de água, que é reutilizada para limpeza de chassis e da parte inferior dos carros”, afirma Miguel Santos Neto.
O empresário dirige a Krest, companhia responsável pelo lava-rápido Smart Wash, pela fabricação dos produtos de limpeza Mr. Green, utilizados nas lavagens, e pela distribuição dos equipamentos Peco, Vacutech (utilizados na lavagem e aspiração dos carros) e Bike Spa (que lava as motocicletas). “Também é possível montar estruturas para ônibus, caminhões, trens, metrôs”, diz Santos Neto.
R$ 800 MIL EM EQUIPAMENTOS
O empresário investiu forte na montagem do Smart Wash: “Foram R$ 800 mil em equipamentos. Eles são montados em módulos. Este aqui tem 15 metros, mas pode chegar a 50 m”, afirma. Para ele, é possível recuperar o investimento em cerca de dois anos. “Vai depender do ponto em que for montado”, afirma. O Smart Wash está no local há pouco tempo, mas lavou 1.050 carros no primeiro mês e outros 1.150 no segundo. No mesmo período, a lavagem de motos saltou de 20 para 60 unidades. Um lava-rápido semelhante será aberto em Florianópolis no meio de 2014. Os produtos Mr. Green são feitos à base de terpeno, um desengraxante biodegradável extraído da casca de laranja. A cera usa carnaúba, matéria-prima também natural.
O lava-rápido tem atendimento diferenciado, com café, lanchonete e conforto para quem espera. “O público feminino gosta bastante pelo ambiente”, diz Santos Neto.