Sobre os reajustes anunciados pela Petrobras no preço do diesel e da gasolina, com impacto previsto nas bombas de 5,5% para o diesel e de 3,4% para a gasolina, o Sindópolis esclarece, em especial os consumidores:

1. É de se estranhar que as distribuidoras, diante de recente diminuição nos preços dos combustíveis também anunciada pela Petrobras, não tenham repassado esta queda nos valores aos postos, impossibilitando o repasse do benefício aos consumidores.

2. Agora, logo que a Petrobras anunciou aumentos, as distribuidoras passaram a vender imediatamente os combustíveis com reajustes aos postos.

3. É importante que a sociedade saiba que aumentos ou reduções de preços nas bombas dependem exclusivamente dos valores praticados pelas distribuidoras, e não de anúncios da Petrobras.

4. Portanto, são as distribuidoras as responsáveis pelos índices dos aumentos. Aos postos, cabe a indesejada tarefa de repassá-los, sob risco de inviabilizar seu funcionamento.

5. Como cada distribuidora está anunciando índices diferentes, já a partir desta terça-feira, 06, os reajustes ao consumidor também devem ser diferenciados.

 Valmir Espíndola 
Presidente do Sindópolis