Qual é o comportamento mais adequado para receber o seu cliente? É óbvio que com um semblante alegre. E, é desta forma que devemos também interagir com nossos colaboradores. Esta é opinião da psicóloga Renata Schweitzer que ministrou a palestra “Transformando Metas em Realidade”, no dia 23 de agosto, no Sindicomb.

Para a consultora em Gestão Estratégica de Pessoas e Educação Corporativa, com pequenas mudanças no cotidiano das empresas é possível obter resultados melhores da equipe e, ainda, aumentar o nível de comprometimento dos funcionários. Segundo ela, as metas de uma empresa são definidas, aprovadas e executadas por pessoas e, desta forma, os resultados são fruto da qualidade do trabalho desempenhado por elas. “Todo movimento positivo em relação às pessoas auxilia no aumento da sua produtividade”.

Ela ressalta que uma empresa é formada por clientes externos e clientes internos, que são os colegas de trabalho, chefes e subordinados. “Temos vários setores e diversos tipos de pessoas em uma empresa, com formações acadêmicas, sociais e culturais deferentes e não podemos tratá-los da mesma forma”. A recomendação da consultora é a de que todos devem ser tratados com dignidade e respeito, mas é importante saber distinguir e tratá-los conforme a sua identidade, caso contrário, o gestor corre o risco de a sua mensagem não ser compreendida.

Outro ponto destacado por ela é a importância do Feedback, ou seja, o retorno sobre o resultado de um processo ou atividade. “Se os gestores não buscam esta interação na avaliação com seus liderados, como eles poderão saber onde estão errando ou acertando, questiona a psicóloga.

Segundo Renata Schweitzer, qualquer ação do gestor ou até mesmo a falta dela irá causar algum impacto nas pessoas e na empresa. Cabe ao líder criar um ambiente propício para que o trabalho se desenvolva e seus liderados se comprometam para que cada um faça sua parte de maneira eficiente.

O objetivo de toda empresa é o crescimento e a superação de metas e para isso é preciso estar atento às mudanças necessárias. “É impossível conseguir melhores resultados com as mesmas atitudes”, finaliza a consultora.