A gasolina e o diesel vão ficar mais caros nas refinarias a partir das 0h desta quarta-feira (30), informou a Petrobras. O reajuste da gasolina será de 6%. Já o óleo diesel vai subir 4%.

Em novembro de 2014, a Petrobras já havia aumentado em 3% o preço da gasolina e 5% o diesel nas refinarias. Assim como neste ano, o reajuste entrou em vigor a meia-noite do dia seguinte ao anúncio.

Na época, a diretoria da estatal vinha pressionando o governo para ser autorizada a praticar uma elevação dos preços dos combustíveis para reequilibrar suas contas. De janeiro a setembro, a companhia amargou prejuízo de R$ 60 bilhões por conta da defasagem de 17% decorrente da diferença entre o que a petroleira estava pagando pelo combustível no mercado internacional e o preço que estava vendendo no mercado doméstico.

Nos últimos aumentos, especialistas calcularam que a alta da gasolina ao consumidor final seria de cerca de 3%, entretanto, a maioria dos postos acabou aplicando o índice integral. É o que deve ocorrer novamente.

De acordo com comunicado da empresa, os preços sobre os quais incidem o reajuste não incluem tributos federais, como Cide e PIS/Cofins. Isso significa que a alíquota dos impostos vai incidir sobre o novo valor, o que pode gerar um impacto maior na bomba de gasolina.

Para imprimir a nota oficial da Petrobras, clique aqui.