O aumento anunciado é o segundo para o combustível do ano, após a estatal ter elevado em 30 de janeiro os preços da gasolina e do diesel, em 6,6% e em 5,4%, respectivamente. “Esse reajuste foi definido levando em consideração a política de preços da companhia, que busca alinhar o preço dos derivados aos valores praticados no mercado internacional em uma perspectiva de médio e longo prazo”, afirmou a petrolífera em comunicado.
O aumento deverá ser repassado aos consumidores e provavelmente impactará o índice de preços. A Petrobras não informou o percentual da alta que pode chegar nas bombas. O preço do diesel sobre o qual incide o reajuste anunciado não inclui os tributos federais Cide e PIS/Cofins e o tributo estadual ICMS, segundo informou a Petrobras.
Em 2012
No ano passado, a Petrobras promoveu dois reajustes no diesel, um de 6%, em julho, e outro em junho, de quase 4% – em junho. No mesmo mês, a estatal anunciou também um reajuste de 7,8% no preço da gasolina.
Em 2012, quando a Petrobras anunciou o reajuste, o governo reduziu a Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico (Cide) para os combustíveis, com o objetivo de neutralizar os impactos dos aumentos para o consumidor final e para a inflação.