Os postos de combustíveis se tornaram o local de preferência entre muitos jovens para reunir os amigos, jogar conversa fora e até mesmo fazer o churrasquinho do final de semana. Em Criciúma, muitos desses estabelecimentos se adaptaram e criaram ambientes planejados, ideais para os encontros. Para os proprietários, é uma forma a mais de lucrar e criar um ciclo fiel de clientes.

Desde que reabriu as portas, o Posto Dário decidiu se adaptar para receber essa nova clientela. Considerado o local de encontro entre várias tribos, atualmente o estabelecimento conta até mesmo com rodas de samba. Para melhor conforto, o gerente Giovani de Brita disponibilizou um local amplo, com churrasqueira. “Geralmente o pessoal gosta de se reunir aqui no posto de quinta-feira à domingo. Nos finais de semana, principalmente, durante o dia. Além da churrasqueira, disponibilizamos um telão durante decisão de campeonatos de futebol “, declara Brita. “A turma que vem festar é a clientela fiel, que está aqui toda semana. Para nós é muito importante, já que é um público que costuma consumir diversificados produtos. Nunca tive qualquer problema com os encontros, nem me incomodei. Se tornaram meus amigos e eu gosto de receber”, enfatiza.

A boa receptividade é sentida pelos clientes, que afirmam não trocar o posto por nenhum outro local. O vendedor Luciano César frequenta o estabelecimento desde sua reabertura. Para ele é um ambiente agradável, que recebe pessoas diferentes. César também é fã das rodas de samba. “Já fizemos uma roda de samba, onde vários músicos da região se uniram para tocar. Reunimos cerca de 400 pessoas. Para a próxima roda esperamos muito mais”, conta o vendedor. “Criciúma está carente de locais para os jovens se reunirem. Os postos de combustíveis acabam sendo o melhor local para realizarmos esse encontro, pois é um ambiente gostoso e nos tornamos amigo do gerente”, conclui.

Local para colocar a conversa em dia 

O grupo de amigos de Fernando da Silva também frequenta os postos. Apesar de morarem no bairro Mina do Mato, em Criciúma, não se importam em irem até o Posto São Pedro, localizado no Bairro Próspera, no outro lado da cidade. É lá que costumam colocar a conversa em dia antes de irem a uma festa noturna. Para os amigos, o sábado é o dia ideal para se reunir nos postos. E eles não ficam apenas em um, costumam variar e frequentar diferentes estabelecimentos. “Assim como as mulheres vão até o cabeleireiro para fofocar, nós viemos para o posto”, revela Silva.

Lazer com segurança

O sargento Nadir Jacinto José, do 4º Batalhão de Bombeiros de Criciúma afirma que o que costuma gerar problemas nesses encontros em postos de combustíveis é o barulho, que pode perturbar a vizinhança. Porém, de acordo com o sargento, desde que o consumidor saiba delimitar o espaço dos encontros dentro do que é permitido, não há problema. “Hoje em dia os postos já possuem uma área adequada para receber esses jovens, o que garante a segurança dos clientes. Alertamos apenas para o consumo de bebida alcoólica, que deve ser evitado antes de dirigir”.

Fonte: atribunanet.com / texto: Alissa Steilein