A Volvo apresentou o primeiro caminhão testado no Brasil movido a GNL (Gás Natural Liquefeito) e a diesel. O modelo é um FM 460cv importado da Suécia, movido com aproximadamente 70% GNL e o restante a diesel.
A Volvo é a primeira montadora de caminhões a adotar esta tecnologia. Este projeto faz parte da estratégia da empresa de colocar no mercado veículos com combustíveis alternativos, menos poluentes e ao mesmo tempo vantajosos aos clientes da marca do ponto de vista econômico. Isso porque o caminhão movido a GNL emite 10% menos CO2 se comparado com os caminhões com tecnologia Euro 5 movidos exclusivamente a diesel.
A solução diesel-GNL oferece o mesmo nível de confiabilidade operacional aos caminhões que o motor diesel convencional. A dirigibilidade também é similar. E, caso o gás acabe, o sistema automaticamente passa para o diesel. Desta forma, o motorista é então alertado por uma luz que acende no painel de instrumentos.
De acordo com o gerente de estratégia e desenvolvimento de negócios, Alberto Neumann, em comparação com os motores convencionais a gás com vela de ignição, a tecnologia com GNL desenvolvida pela Volvo oferece 30 a 40% a mais em eficiência, o que, por sua vez, reduz o consumo de combustível em 25%.
O GNL é obtido por meio da liquefação do gás natural a uma temperatura de -162º. O gás em estado liquefeito permite armazenar mais combustível no tanque em comparação ao Gás Natural Veícular (GNV) e é uma alternativa importante de combustíveis menos poluentes.
O caminhão também pode rodar usando apenas diesel, porém, sem os mesmos ganhos ambientais e econômicos oferecidos pelo gás natural. A tecnologia do motor é baseada no motor diesel convencional equipado com injetores para gás, um tanque criogênico com um isolamento térmico de altíssima eficiência que mantém o gás liquefeito e resfriado a -135 graus Celsius, e um conversor catalítico. O diesel entra em ação no momento da ignição da combustão e o restante da potência é garantida pelo GNL.
Linha de produção
A produção seriada de caminhões movidos a GNL começou na Suécia no segundo semestre de 2012, e os primeiros veículos com a nova tecnologia já circulam na Europa e nos Estados Unidos. Além do Brasil, o modelo também está sendo testado na Ásia.