Os revendedores de Florianópolis contam, agora, com um novo aliado no combate aos assaltos a postos de combustíveis. Na última terça-feira, (18), na sede do Sindópolis aconteceu o treinamento de capacitação para os participantes do Projeto Rede do Bem.

O Projeto é uma parceria do Sindópolis e Policia Militar de Santa Catarina e consiste na implantação de uma linha de comunicação direta entre os postos e a PM através de aparelhos de rádio freqüência. Ao todo, 19 estabelecimentos participam desta primeira etapa do projeto que poderá se estender para outros municípios da Grande Florianópolis. Hoje, somente os postos atendidos pelo 4° BPM (parte da Ilha de SC) estão habilitados a participar do projeto.

Contato direto

Através dos aparelhos de comunicação será possível diminuir o tempo de resposta para as ocorrências policiais, além de diminuir a vulnerabilidade dos estabelecimentos, já que o sistema estabelece um contato direto e eficaz com os agentes de segurança. Além disto, os aparelhos possibilitam a comunicação entre os postos participantes do projeto, formando uma rede mútua de proteção e de troca de informações.

Segundo o Tenente Thiago Augusto Vieira, da 1° Companhia do 4° Batalhão da PM da Capital, o projeto se destaca como uma estratégia de resposta ao alto índice de assaltos enfrentados pelos postos nos últimos anos. “Os postos, por se constituírem em ambientes abertos são alvos frequentes dos assaltantes”, diz. Segundo ele, a  Rede do Bem busca estabelecer um sistema de informação eficiente, acessível e qualificado.  “O projeto visa  ampliar a vigilância com estratégias de precisão. A intenção é conseguir responder mais rápido a solicitação dos postos”, explica.

Além da implantação da rede de monitoramento, o projeto inclui ainda a assessoria  direta da  PM em relação a estrutura física dos estabelecimentos,  destacando os pontos de vulnerabilidade  na segurança e  na prevenção  de assaltos.