Frentistas e atendentes de lojas de conveniência de postos de combustíveis de Porto Alegre irão passar por oficinas de capacitação nesta semana. A Secretaria de Turismo da capital iniciou os treinamentos nesta segunda-feira (19) nos locais onde serão instalados os Pontos de Orientação e Informação Turística (Points) para atender turistas na Copa do Mundo. A capital receberá cinco partidas do Mundial a partir de 15 de junho. Até o momento, 29 postos aderiram à parceria.

A capacitação será feita por técnicos da Escola Social de Turismo, da secretaria. Além da sensibilização dos participantes para olharem o turismo como uma atividade econômica importante para a cidade, a oficina aborda noções de hospitalidade e bem receber e apresenta conteúdo sobre os serviços receptivos da cidade, atrativos, roteiros entre outras opções de lazer.

“Eu acho que nós evoluímos bastante nos últimos anos, a Copa tem ajudado a sensibilizar a cidade para o turismo. Não nos enxergávamos como cidade turística. Nós somos fortes no turismo de evento e negócio, mas no senso comum turismo é viagem a lazer. A Copa tem nos ajudado a despertar essa coisa na cidade, essa atenção, esse olhar para o turismo que nós não tínhamos anos atrás”, afirma o Secretário Municipal de Porto Alegre, Luis Fernando Morais.

A criação de Points em postos de combustíveis tem o objetivo de facilitar o acesso dos visitantes da Copa à informação turística e a materiais de orientação na cidade. A parceria é inédita no país e a participação é por adesão espontânea.