Um posto de combustível pode dar lucro e, mesmo assim, falir? Sim, se não houver um bom gerenciamento do fluxo de caixa, todo negócio pode enfrentar problemas financeiros e se tornar inviável, no médio e longo prazo.

Durante palestra realizada no Sindicomb, no último dia 27 de julho, o consultor Rodrigo Presser, da Presser & Gressler Consultores Associados, esclareceu aos associados que o lucro contábil nem sempre determina a verdadeira situação da empresa. Isto ocorre porque a apuração dos resultados, de acordo com a legislação brasileira, é realizada através do regime de competência, e não do regime de caixa, que define a saúde financeira das empresas, pois demonstra a real capacidade de pagamento de seus credores.

Presser afirmou que, ancorado somente nas demonstrações contábeis, a empresa estaria apurando seu lucro real, mas não a efetiva entrada do dinheiro. “O importante para a empresa não é somente a realização da venda em si, mas a efetiva entrada dos valores dessa venda”, explicou. É através do cálculo do fluxo de caixa que a empresa poderá direcionar suas políticas com os fornecedores e avaliar o quanto é possível vender a prazo, por exemplo. Segundo ele, as empresas podem estar até apresentando um lucro contábil, mas se o prazo fornecido aos clientes for maior que o de pagamento aos fornecedores, mais cedo ou mais tarde ela será obrigada a buscar capital extra, caso as vendas aumentem.

E qual é o valor real do seu negócio? Para o analista, o valor de uma empresa é determinado pela capacidade futura de gerar fluxos de caixa positivos, isto é, a avaliação não pode se limitar apenas à realidade atual, mas deve levar em conta seu potencial futuro. “Este valor é calculado no presente através de projeções como TIR, TER, TMA, VPL e Payback Descontado”, explica. A análise do investimento vai apurar se o valor aplicado no negócio oferece uma rentabilidade superior a uma aplicação financeira de mercado, que oferece retorno com riscos baixos. “A empresa deve oferecer uma rentabilidade maior sobre o capital investido e que compense a exposição aos riscos inerentes ao negócio”. Ele salientou que, caso contrário, é preferível manter o capital aplicado ou investi-lo em outro negócio que apresente melhor taxa de retorno.

Presser salientou também que a análise dos balanços patrimoniais é tão importante quanto os cálculos financeiros, pois permite aos empresários a verificação dos indicadores e da situação atual do negócio e sua tendência, permitindo os ajustes necessários, antecipadamente.

Durante a palestra foram apresentados, ainda, modelos de planilhas de casos reais com projeções de investimentos onde os revendedores puderam verificar na prática os conceitos abordados e solucionar dúvidas sobre o assunto.