Funcionários dos postos associados lotaram o auditório do Sindópolis

Os consumidores buscam cada vez mais as opções de alimentação oferecidas pelas lojas de conveniência. Mas, para operar uma loja é necessário uma série de cuidados, principalmente com a higiene. Assim como restaurantes e lanchonetes, as lojas de conveniência são obrigadas a seguir as determinações previstas na Resolução 216 da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), em vigor desde 2004. Os revendedores que não seguirem à risca a legislação estão sujeitos a multas aplicadas pela fiscalização e até mesmo a interdição do estabelecimento.

Comprometido com a legislação vigente, o Sindópolis disponibilizou gratuitamente para os postos associados o Curso de Manipulação de Alimentos – obrigatório para todo atendente de loja. Conduzido pela nutricionista Fabiane Miranda Lima, o curso realizado no dia 23 de outubro teve a participação de 76 funcionários de postos da Grande Florianópolis que receberam informações importantes de como preparar, armazenar e vender os alimentos de forma adequada e segura.

Recebimento

Segundo a nutricionista, os cuidados devem começar pelo recebimento dos produtos na loja: o funcionário deve ficar atento para verificar produtos inadequados para o consumo, identificar se existem embalagens amassadas, violadas e conferir os prazos de validade. Após a conferência, os produtos devem ser imediatamente refrigerados ou encaminhados para os expositores.

Manipulação

Em relação aos manipuladores responsáveis pelo preparo dos alimentos, a regra é bem clara: os funcionários não podem apresentar lesões ou sintomas de enfermidades que venham a comprometer a qualidade sanitária dos alimentos, devendo, quando nessas condições, ser afastados temporariamente da atividade.

E nunca é demais lembrar a importância da higiene: funcionários que manipulam alimentos devem apresentar asseio pessoal, uniformes limpos, cabelos presos e protegidos por redes ou toucas. As unhas devem estar curtas e sem esmalte ou base e, para os homens, não é permitido o uso de barba.

A nutricionista alertou que os funcionários devem tomar cuidado para que não haja contaminação cruzada entre os alimentos durante a manipulação. Por isso, a anti-sepsia das mãos entre uma atividade e outra é imprescindível. Alimentos devem ser manuseados com pegadores e os utensílios usados devem ser lavados com produtos específicos para desinfecção, como bactericidas.

Limpeza

A limpeza de balcões e pias deve ser feita preferencialmente com álcool e toalhas de papel descartáveis – não são recomendados panos de limpeza, porque são facilmente contamináveis. Ao fim do expediente, é recomendável uma limpeza pesada com cloro nos pisos do estabelecimento. A água utilizada para o preparo dos alimentos deve ser potável e a caixa d’água deve ser lavada e higienizada a cada seis meses.

E, por fim, a legislação deixa bem claro que a área onde se realiza o recebimento de dinheiro, cartões e outros meios de pagamento de despesas deve ser reservada e os funcionários responsáveis por essa atividade não devem, nunca, manipular alimentos.