Vantagens do combustível em relação à gasolina são o mote de peças publicitárias
Após quatro anos sem grandes ações na mídia e em momento de retração no consumo, a indústria do etanol promove nova campanha publicitária para tentar convencer a população a abastecer o carro com o combustível.
Nos meses de novembro e dezembro peças publicitárias destacarão o “impacto positivo” do uso de etanol como combustível potente e limpo em todas as mídias do Estado de São Paulo, além de ações promocionais nos postos.
O slogan “Coloca etanol, o combustível completão” será apregoado pelo ator Lúcio Mauro Filho, do seriado A Grande Família, que no papel de frentista abordará donas de casa, trabalhadores e estudantes para mostrar as vantagens do etanol.
A questão do preço está fora da campanha, mas a União da Indústria da Cana-de-Açú- car (Única) aproveita o momento em que o etanol está competitivo em São Paulo, Estado que representa metade do consumo do combustível no País, para “reativar o consumidor”, nas palavras do diretor de comunicação corporativa da Única, Adhemar Altieri.
Pelos dados da Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP),na última semana o preço do etanol representava 66,6% do valor da gasolina em São Paulo. Também era competitivo em Mato Grosso (61,71%) e Goiás (65,7%). A vantagem do etanol é calculada considerando que o poder calorífico do motor a álcool é de 70% do poder nos motores a gasolina.
Para Altieri, o fato de a produção brasileira ter se estabilizado, após um ano de oferta restrita, justifica a campanha. Questionado se a alta dos preços do etanol anidro e hidratado na última semana nas usinas seria um risco para a campanha, o executivo da Única disse que a oscilação é normal, já que se trata de um mercado no qual não há “intervenção”, em referência à Petrobrás que mantém o valor da gasolina sob controle.