As vendas de combustíveis vão fechar o ano com crescimento de 5,2% frente o ano passado, com o volume total de 124,8 bilhões de litros comercializados. A estimativa, do Sindicato Nacional das Distribuidoras de Combustíveis (Sindicom), considera números de novembro e dezembro ainda em perspectivas.

As vendas de diesel cresceram 5,1% em 2013, em relação a 2012, para 58,7 bilhões de litros. Já as vendas de gasolina C cresceram 4,3%, para 41,4 bilhões de litros.

O crescimento das vendas da gasolina, segundo o diretor do Sindicom, Jorge Luiz Oliveira, foi proporcionado pelo aumento da renda da população; benefícios tributários em relação a compra de carros (que eleva compra de veículos e por, consequencia, aumenta consumo por combustível); boa oferta de crédito; e engarrafamentos. “Isso tudo provoca aumento do consumo da gasolina”, avaliou.

As vendas de etanol hidratado cresceram 7,5% este ano, frente o ano passado, passando para 10,5 bilhões de litros. “O etanol hidratado foi destaque, favorecido pelo aumento da oferta e, em alguns estados, do preço vantajoso, equivalente ou inferior a 70% do valor da gasolina”, acrescentou Oliveira.

As vendas de lubrificantes das empresas associadas ao Sindicom têm avanço estimado de 6,6% este ano. Ao todo, deverão ser comercializados 1,3 bilhão de litros.